quarta-feira, 9 de maio de 2007

Humberto e Raul, os líderes do Goalball

Dia 26 de Maio, em Santa Maria da Feira, o F.C. Ranhados vai tentar, num jogo de tudo ou nada, alcançar pela primeira vez o título nacional da modalidade. Pela frente está o todo-poderoso Alcoitão A, campeão em título, pelo que se adivinha um encontro muito complicado e com resultado incerto.
Seja qual for o desenredo do jogo que encerra a edição 2006/2007 do campeonato nacional, o F.C. Ranhados já nobilitou a modalidade e a cidade de Viseu, conseguindo chegar ao final entre os melhores do Goalball português.

Mas nem só de competição vive o Ranhados. Raul e Humberto são os dois jogadores mais experimentados da equipa, uns verdadeiros comandantes e os principais responsáveis pelo bom funcionamento do “bando”.

O Humberto, ou melhor, Soberano Senhor Doutor Humberto, enfim, o “Abrunheira”, é professor doutorado que enverga em qualquer situação os seus estatutos. Sempre firme, mas não hirto, é uma voz de comando e o espelho da responsabilidade dentro do grupo. Por vezes é obstinado, recalcitrante e inexorável como uma chiba e pior que a ministra da educação ser Maria de Lurdes Rodrigues só mesmo ele perder um jogo de Goalball. O Abrunheira é o melhor amigo do seu amigo e o pior inimigo dos benfiquistas. Enfim, um verdadeiro portista.

O Raul, que trabalha num local riquíssimo, a Caixa Geral dos Depósitos, é uma pessoa riquíssima na habilidade que tem para mediar os ânimos do grupo e o exercitar a toda a hora, menos de noite quando ressona que nem um bode, pormenores.
O Raul, o Mota, preocupa-se constantemente pela união do grupo, pelo bem-estar de todos e tenta ter sempre uma piada para o pessoal se rir. Tem carisma de líder, principalmente quando se trata de beber imperiais. Afeiçoado, indulgente e sensato, o Raul tem na preferência pela cor encarnada o único defeito registável, e ressonar...

O Raul e o Humberto, quer dizer, o Mota e o Abrunheira, são os verdadeiros pais desta família e os grandes responsáveis pela evolução do Goalball em Viseu
Mas também é a obrigação deles porque ganham muito dinheiro e não precisam de comprar óculos de sol... :) Um abraço para eles e para toda e equipa!!


18 comentários:

Anónimo disse...

Força amigos...

Raul Sousa

Anónimo disse...

Em nome dos visados consideramos, o autor destes comentários uma azémola sem loja e um anejo sem estábulo que não reconhece os seus donos, mas sempre solidário e amigo com o seu rebanho.

Um grande abraço dos amigos…

Abrunheira e Mota

Anónimo disse...

Caros amigos:

É com profunda tristeza que, nesta cinzenta manhã de Domingo, constato as declarações proferidas por suas excelências, Abrunheira e Mota!
Como é do conhecimento público, este Blog deve servir como promoção da modalidade e não como espaço de insídia, com pessoas emocionalmente desequilibradas a usarem estratagemas para diluir as verdades menos enubladas.
Não era meu objectivo proliferar este conflito, mas, impensadamente, o Mota plasmou o petardo da infâmia, atirando acuses aguçados que companhias doidivanas reproduziram outrora ao seu ouvido. Local de onde extrai a matéria-prima com que encera o chão.
É por uniões como esta, que vivemos numa paisagem humana triste, sombria e avassaladora, com acções venenosas que destilam os humildes pelo uso desregrado da afronta.
E mais, Mota e Abrunheira, não se esqueçam que o álcool e o tabagismo, aceite sob a camuflagem da tolerância ignorante, apresenta contágios destrutivos que superam as mais virulentas epidemias, ceifando maior número de vidas do que o a tuberculose e as enfermidades cardiovasculares. Inclusive, a estatística obituária destas calamidades não vos é nada favorável. E sim, isto foi uma ameaça!

Resignem-se e contribuam para a qualidade do Blog, em afrontamento com a minha individualidade, sois muito rascas e sem idoneidade... fiz este desmedido esforço para ser disciplinado e cordial, pelo que espero igual procedimento da vossa divisão.

Viva e Goalball, os bêbados e os não hirtos...

Abraço

Unknown disse...

Exms Senhores..venho por este meio contribuir mais uma vez para este sítio, onde podemos colocar as nossas opiniões sem qualquer penalização pelas mesmas. Deste modo, venho felicitar o autor deste documento, uma vez mais que concordo plemanente com o que foi descrito. No entanto, quero deixar registado, sem aviso de recepção, que nos devemos apoiar mutuamente.
Cumprimentos cordiais,
A Técnica Adjunta da Treinadora,
Maninha Ana

Anónimo disse...

Meus queridos amigos (alguns), isto mais parece a bela e o mestre (aquele programa famoso onde vale tudo menos ter inteligência).
Então vocês aproveitam um sítio tão gracioso como este para lavar roupa suja???!!!!! Deviam ter vergonha. E há certos indivíduos que podiam ser meu pai. É claro que não digo os nomes…tá bem eu digo. É o Abrunheira e o Mota.
Já agora, gostava de dar uma palavrinha ao senhor (?) que escreveu o texto, o nandinho (se isto é nome de homem vou ali e já venho…). Agradecia que utiliza-se vocabulário que se entenda pois do que li não percebi patavina. De vez em quando podia esquecer que o computador fornece sinónimos, não??!! É que assim facilitava a leitura a muita gente, já para não falar do trabalhão que tenho em ir procurar no dicionário o que certas palavras querem dizer. Fica a sugestão.
Voltando aos senhores que podiam ser meu pai…
Não entendo, tanto dinheiro e ainda não se decidiram a comprar uma carrinha nova para nos transportar? É que isto de ficar duas horas em cima de uma ponte à espera do reboque (pois, é que para quem não sabe na ultima jornada o transporte que nos conduziu até… já nem sei o nome mas fica para os lados de Braga, ficou inutilizado devido a uma grave falha no motor. E quando digo grave quero dizer que íamos morrendo intoxicados dentro da viatura com tanto fumo.
Pois é, este pessoal não abre os cordões à bolsa e é isto que acontece… Pobre de mim que não tenho nada a ver com isto e ainda me chamam nomes, não os vou dizer porque posso ferir a sensibilidade de muita boa gente. Só posso dizer que são nomes bastante feios e vergonhosos.
São muito mal-educados pela Graça de … Não digo o resto porque uma certa pessoa (nandinho) ainda me vai dizer “Não se invoca o nome de … em vão”.
Já chega por hoje, quase fui obrigada a escrever isto mas no fim até gostei de desabafar.

Um abraço e um murro no cachaço.

Anónimo disse...

Aquele que não conhece a verdade é simplesmente um ignorante, mas aquele que a conhece e diz que é mentira, esse é um criminoso. (Brecht)

Anónimo disse...

As grandes obras são sonhadas pelos génios, executadas pelos lutadores, disfrutadas pelos felizes e criticadas pelos inúteis crónicos... Abram os olhos, mesmo se forem cegos...

Anónimo disse...

Neste momento, existem pessoas que não percebem que a única forma de multiplicar a felicidade é dividi-la com alguém. Ouviste Loira? Devias ter a inteligência suficiente para não dizeres que não tens nada a ver com isto. As pessoas deviam ser mais justas, como o sutiã: oprime os grandes, levanta os caídos, protege e disfarça os pequenos.

As andorinhas pastavam, enquanto as vacas pulavam de galho em galho. Um velho ancião, de apenas 14 anos, sentado em pé, numa pedra arredondada com quatro quinas. Calado, assim dizia: Os quatro maiores burros eram 3: O Mota e o Abrunheira!

Um bêbado, o Mota, estava sentado no jardim quando de repente vê um funeral lá ao fundo da rua e pensou "já agora vou ver o que é aquilo", quando chegou ao pé do funeral gritava a viúva:
- Ai mê crido, vais para onde não há televisão, vais para onde não há camas, vais para onde não há luz, vais para onde não há feijão nem arroz, vais para onde não
há vinho... E tu que gostavas tanto, vais para onde não há nada.
Vira-se o bêbado Mota e diz:
- Oh, Oh, quer ver que vão levar o homem para a minha casa?


Havia uma professora que era acusada de ser racista, pois nas suas aulas colocava sempre à frente os alunos brancos, e no fundo os pretos. Depois de muita contestação a professora foi trocada. Logo na primeira aula que deu, diz o novo professor Humberto:
- Quero que fique bem claro que ao contrário do que a outra professora achava, os homens são todos iguais. E a partir de hoje não vai haver distinção de cor da pele! Não há brancos nem pretos, daqui para a frente seremos todos azuis!
Ouviu-se uma salva de palmas ecoar na sala.
Pronto, visto que estão todos felizes com a atitude tomada, vamos começar a aula. Mas primeiro vamos organizar-nos um pouco: Os meninos azuis-claros à frente, os azuis-escuros atrás!

Um abraço para o Carlos, o Tiago e o André... os outros jogadores da equipa... e para toda a equipa técnica.. vão aparecendo! e para a loirinha... que não percebe o que eu escrevo...

Anónimo disse...

Em defesa da honra e da verdade, desígnios que deveriam pautar a conduta de todas as pessoas de carácter e em nome de um imperativo de consciência, vejo-me
Na contingência de esbanjar o meu precioso tempo a contrapor argumentos facciosos, de indivíduos desnudados de responsabilidade.

Assim, cumpre-me esclarecer todos os interessados, mormente o Senhor Silva:
De que nunca houve por parte da minha pessoa, qualquer propósito em promover a injúria, mas apenas me confinei a retorquir os insultos a que fui sujeito.

Este comportamento, nada consentâneo com a sua desova habitual, só será desculpável, tendo em conta o período de grande coacção desportiva, a que o nosso
Capitão estará a ser submetido, por forças ocultas, que o assediam com a celebração de contratos milionários

Na obstante, estou convicto de que o nosso crack, não irá ceder a qualquer tipo de aliciamento e no próximo dia 26 do corrente, vai dar uma grande prova
De amor ao clube e a toda equipa, brindando-nos com mais uma grande exibição, desiludindo todos os que já esfregavam as mãos, com uma possível tensão existente no seio do grupo.

Na qualidade de ex. Capitão destituído, de uma forma democrática, quero legar os meus sinceros agradecimentos a todos os membros desta “família”, pela dedicação
E entrega que cada um empresta a esta causa.

AMIGOS?> Sempre…

Raul Sousa

OTILIA disse...

Em primeiro lugar fico triste pelos comentarios que li. Mas quero dar os parabens ao autor deste site,pois tem de haver assim pessoas para dar forças a quem depende de outros.Comigo podeis sempre contar FORÇA ide em frente e que DEUS vos ajude.Espero que tudo vos corra bem. Bem quanto aos outros nao liguem é só de quem nao tem nada que fazer.Estou solidaria com vocês concidero-vos meus amigos.

Anónimo disse...

Força vamo-nos a eles, tenho fé que desta vês o titulo não vai escapar um grande abraço

Anónimo disse...

A minha saudação a todos os visitantes deste maravilhoso espaço de opinião, em especial a Otília, que mostra ser uma pessoa solidária, de grande sensibilidade e uma boa amiga, mas que deveria fazer depender estas qualidades, do conhecimento das capacidades dos deficientes visuais e não de um preconceito que está subjacente na sua locução.

Com tudo quero manifestar o meu apresso, pela contribuição que a sua opinião trouxe a este fórum.

Contámos com o seu apoio para a vitória…

Com os mais respeitosos cumprimentos…

Raul Sousa

Anónimo disse...

Olá caros amigos! Sou uma vossa admiradora fanática! O meu nome é Jertrudes da Fonseca e fico muito contente por poder ter informações vossas através deste blog! Já vos via jogar numa jornada e adorei a vossa exibição! Mas perdi o vosso contacto e finalmente fico muito feliz por vos reencontrar! Por acaso não vos conheço muito bem a todos, mas suponho quem sejam os personagens desta pequena mensagem. Mas gostava que me confirmassem se tenho razão... Por um raciocínio lógico que executei, suponho que o mota, deve gostar de andar sentado, pois nas motas só se pode andar sentado... Por isso será um daqueles barrigudos dos que estavam sentados no banco durante o jogo que vi, só não sei se seria o mais alto ou o mais baixo... O Abrunheira, pelo refilanço, deduzo que era aquele que estava a jogar no lado direito da baliza. Mas como gostava de vos conhecer melhor, não vou faltar ao jogo decisivo e podem contar com a vossa amiga Jertrudes em Santa Maria da Feira para vos apoiar e gritar por vós!

Vou-me despedir e queria dizer-vos que no dia 26 estarei convosco para vos pedir autógrafos e também vos pedirei audiógrafos para a minha amiga Miquelina que também é cega e igualmente vos admira muito!!!

Um grande beijinho da vossa sempre amiga

Jertrudes Nunes Ribeiro Coelho Ferreira Vasconselos da Fonseca

Anónimo disse...

As detracções pelas quais identificou os mencionados sujeitos são sarcasticamente aqui traquejadas apenas como meio de recreação. Deste jeito não foi a preferível talhe de os autenticar, mas acertou em cheio.
Encontramo-nos todos copiosamente prazenteiros de a auferir neste espaço, assim como à sua amiga Miquelina. Mas afigure e tagarele mais de si… Até mais…

Anónimo disse...

Olá meus fãs!
No sentido de desagravar a a negativa susceptibilidade que os meus rasgados e provavelmente desmesurados encómios provocaram ao grupo dos jogadores de goalball, impende-me impetrar a vossa compreensão para o nímio furor com que me deparava, após ter-vos descoberto nesta página, pelo que não fui capaz de comedir o calepino por mim apenso. Daí que eu pretenda expressar o meu mais franco salvatério a todos aqueles que se possam ter sentido atingidos e injuriados, salvaguardando que não fora meu intento desabonar quem tanto enlevo.
Sobre mim, não pretendo exaltar desapropriado debuxo sobre a minha pessoa, mas afirmar somente alguns aspectos da minha fisionomia, declarando-vos que sou alta, de loiro e entrançado cabelo, com um olhar detentor de um azul celeste. De qualquer maneira, para que confusão não haja, para que não me confundam com alguém que se assina como loira neste blog, cumpre-me esclarecer que jamais permaneci em cima de qualquer ponte à espera de reboque.
Despeço-me com os mais rasgados cumprimentos a todos os meus fãs do goalball de Viseu!

Anónimo disse...

Olá meus fãs!
No sentido de desagravar a a negativa susceptibilidade que os meus rasgados e provavelmente desmesurados encómios provocaram ao grupo dos jogadores de goalball, impende-me impetrar a vossa compreensão para o nímio furor com que me deparava, após ter-vos descoberto nesta página, pelo que não fui capaz de comedir o calepino por mim apenso. Daí que eu pretenda expressar o meu mais franco salvatério a todos aqueles que se possam ter sentido atingidos e injuriados, salvaguardando que não fora meu intento desabonar quem tanto enlevo.
Sobre mim, não pretendo exaltar desapropriado debuxo sobre a minha pessoa, mas afirmar somente alguns aspectos da minha fisionomia, declarando-vos que sou alta, de loiro e entrançado cabelo, com um olhar detentor de um azul celeste. De qualquer maneira, para que confusão não haja, para que não me confundam com alguém que se assina como loira neste blog, cumpre-me esclarecer que jamais permaneci em cima de qualquer ponte à espera de reboque.
Despeço-me com os mais rasgados cumprimentos a todos os meus fãs do goalball de Viseu!


Jertrudes Nunes Ribeiro Coelho Ferreira Vasconselos da Fonseca

Anónimo disse...

Olá mais uma vez Gertrudes...

Como a tua sapiência o deve corroborar, o refúgio é um ponto apropriado para os que têm cagaço ao algo a encovar... mas quem se diz amigo não dever estacionar na sombra, muito menos aqui, num cabimento que se deseja de diálogo e erudição mútua. Vem até nós Gertrudes e perfilha com a gente a tua pessoa... Só assim podes verbalizar que és amiga do goalball e faz sentido o teu interesse por nós. Não impeditivo, é sempre com enorme apanágio que constatamos a tua comparência.

Cumprimentos...

Anónimo disse...

Eminências

Foi com colossal satisfação que Conclui a leitura dos comentários proferidos pelos passageiros deste espaço.

Pois, pude constatar a elevada forma com que os demais participantes expressam a sua livre e respeitosa opinião.

Declarado o meu juízo, proponho-me fazer uso dos meus deveres de cidadania e como é meu timbre, quero dirigir os meus louvores a todos os companheiros que aqui tem manifestado o apoio a esta modalidade e em particular ao nosso clube.
Estou inteiramente convencido que não os vamos decepcionar.

Conheço o talento desportivo da nossa equipa e tenho muita confiança de que a vitória nos irá sorrir neste duro e competitivo campeonato.

Mas se assim não acontecer haverá sempre motivo para festejar.

Como elemento mais experimentado do grupo cabe-me zelar pelo o bom cumprimento das várias promessas de devoção ao deus Baco.

Deste modo é com o maior sentido de responsabilidade que me previno para os naturais e compreensivos excessos dos peregrinos na comemoração deste acontecimento.
Conjecturando a atitude de cada um dos elementos e tendo em conta os seus antecedentes, acredito que a sua reacção serão do estilo:

- “Eu bebo… mas não bebo… Bom, bom, sou um homem de palavra”.

Ou então
- “Vou beber tanto, tanto, para esquecer que bebi. Será que vou pecar?”

Mas também aquele que diz:
- “O meu estatuto só me permite ingerir bebidas finas!

Claro que até os inimputáveis nesse dia afirmam:
- “Hoje vou beber… Saia um sumo para um adulto, vai ser de arromba”.

Mas o meu espanto é quando ouço pedir:
- “Para mim quero uma água desnatada sem álcool”.

Não julguem que me esqueci do trio envergonhado, que para não darem a conhecer a quantidade que cada uma absorve, murmuram baixinho:
- “Vamos beber todas do mesmo copo”.

Agora e para terminar, quero falar-vos da fina-flor do mundo dos avinhados…

Ainda menino e de uma forma precoce iniciou uma brilhante carreira alcoolémica.
Frequentando as melhores escolas da região tabernas, adegas e tascas sempre com excelente aproveitamento.
Mais tarde pôde obter a sua licenciatura com distinção numa empresa distribuidora de cervejas.

O seu prestígio valeu-lhe uma condecoração atribuída pela F.E.B.R.A. Federação Europeia dos Bebedores Regulares de Álcool.
Desde então passou a ser conhecido pelo “seca pipas”

A sua preponderância neste domínio levou-o a assumir a presidência da confraria do môsto e da cevada, organização a qual eu pretenso.

Por isso anunciamos:
- “O que vier morre”.

Para eles um abraço
Para elas muitos beijinhos

Voltem sempre